Buscar
  • ATIVU Tecnologia

Gestão de ativos de TI ganha relevância

Pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa IDC – International Data Corporation mostra que o cenário competitivo e tecnologias inovadoras impulsionarão a transformação das empresas em múltiplos aspectos, promovendo uma aceleração digital que terá impacto nos negócios nos próximos 5 anos.

Luciano Ramos, gerente de Pesquisa e Consultoria para o segmento Enterprise na IDC, englobando as práticas de Infraestrutura, Software e Serviços de TI, explica que pesquisa feita basicamente com tomadores de decisão na América Latina constata que haverá uma transformação no portfólio de tecnologia, com adoção de práticas estruturadas de gestão de ativos de software, que cada vez mais serão diversificados. Ele diz que “em 2025 cerca de 50% dos aplicativos negócios vão ter funcionalidades que não existem hoje para atender a aceleração que vai acometer nos próximos anos".


A pesquisa mostra que 50% dos entrevistados acredita que haverá uma transformação na área onde atuam, 58% diz que deverá haver um transformação nos negócios para suportar os objetivos das organizações nos próximos 5 anos e 60% indica a exigência de transformação do seu portfólio de TI atual para suportar o nível de negócios nos próximos 5 anos.


Essas crenças ganham ainda mais relevância nesse período de pandemia, onde as empresas estão buscando novas iniciativas de transformação dos negócios, ao mesmo tempo em que precisam fazer um forte controle do orçamento e do legado de TI. Na opinião de Ricardo Caldas, CEO da Ativu, esta tendência é para todos ativos de TI, incluindo hardware, telefonia, centros de dados, além de software, como apontado pelo IDC.


A Gestão de Uso de Tecnologia é um processo central e contínuo, que exige visão holística com constante avaliação, onde se deve olhar o portfólio das soluções de TI para otimizar os custos a longo prazo, não apenas de forma pontual. Realizar a Gestão de Uso de Tecnologias é o negócio da Ativu, que monitora continuamente ativos, contratos com fornecedores e os gastos mensais para fornecer uma visão analítica de redução de custos e otimização dos resultados. A solução permite gestão do inventário, auditando faturas, contestando cobranças indevidas, renegociando contratos com fornecedores e colaborando na transformação digital dos clientes.


As recomendações são para que os CIOs assegurem que os gastos relacionados ao portfólio de ativos de TI da organização sejam priorizados, planejados e geridos para proporcionar maior valor para os negócios. Que a governança dos ativos de tecnologia seja apoiada por melhores práticas na Gestão do Uso de Tecnologia, como forma de trazer resultados, especialmente na redução dos custos, seja na auditoria ou na otimização do uso dos ativos de TI.

0 visualização

ATIVU

+ CONTEÚDO

LOCAIS

SCS Quadra 01, Bloco K, Nº30 Edifício Denasa, Brasília - DF 

+55 (61) 2196-8000

Avenida Paulista, N°777 São Paulo - SP

+55 (61) 3323-1988

© 2020 Todos os direitos reservados - ATIVU

Siga-nos

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Instagram